Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (06/02/1945 - 11/05/1981) foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico do reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.
Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através das suas músicas.
Bob foi casado com Rita Marley, uma das "I threes", que passaram a cantar com os Wailers depois que alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro dos seus 12 filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado da música de seu pai na banda "Melody Makers". Outro de seus filhos, Damian Marley também seguiu a carreira musical.
Após a morte de seu pai, em 1955, Bob Marley e sua mãe se mudaram para "Trenchtown", uma favela de Kingston, onde o garoto era provocado pelos negros locais por ser mulato e ser baixinho.(1,63m)
Bob teve uma juventude muito difícil, e isso ajudou a ter personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais.
"A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher, sem ter a intenção de amá-la"
"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer"
"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida"
"Não ligo que me olhem da cabeça aos pés...porque nunca farão a minha cabeça e nunca chegaram aos meus pés"
"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra"
"Se você obedece a todas as regras, acaba perdendo a diversão"
"Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!"
by: Giovanna
Nenhum comentário:
Postar um comentário